"O bom leitor lê o que se escreve nas linhas, o pesquisador, as entrelinhas."
Flanklever

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Sinalização de Segurança

(Fonte:http://rbassessoriaeconsultoria.wordpress.com/)
Caros leitores a publicação que se segue têm como tema a sinalização de segurança, toda a legislação inerente a esta e os vários tipos de sinalização existente e que se pode encontrar. Durante as auditorias realizadas deparo-me muitas vezes com diferente tipo de sinalização, posto isto senti a necessidade de pesquisar sobre esta temática. Muita da sinalização existente é conhecida e interpretada conforme se faz no dia-a-dia, outra por sua vez é menos comum, nas publicações que se seguem podem consultar todo o tipo de sinalização.
As próximas publicações vão ser divididas em:
·         Legislação sobre a temática;
·         Sinais de proibição;
·         Sinais de obrigação;
·         Sinais de aviso ou perigo;
·         Sinais de saúde e salvamento/ emergência;
·         Sinais de combate a incêndio;
·       Sinais de rotulagem;
·         Sinais gestuais;
·         Sinais acústicos;
·         Sinais de obstáculos e locais perigosos;
·         Sinalização luminosa.

No interior e exterior das instalações de uma Empresa, devem existir formas de aviso e informação rápida, que possam auxiliar os elementos da Empresa a atuar em conformidade com os procedimentos de segurança.
Com este objetivo, existe um conjunto de símbolos e sinais especificamente criados para garantir a fácil compreensão dos riscos ou dos procedimentos a cumprir nas diversas situações laborais que podem ocorrer no interior de uma Empresa ou em lugares públicos.

Webgrafia:
·         Trabalhos de Higiene e Segurança no Trabalho e Ambiente. Disponível em http://www.notapositiva.com/pt/trbestprof/higiene_seguranca_trab/sinalizacao_seguranca_d.htm#vermais . Acedido a 14 de Maio de 2012.
·         Higiene e Segurança no Trabalho. Acedido em http://negocios.maiadigital.pt/hst/. Acedido a 14 de Maio de 2012.
·         Sinalização. Disponível em http://www.factor-segur.pt/shst/docinformativos/Sinalizacao.html. Acedido a 15 de Maio de 2012.
Nota: Esta webgrafia é relativa a todas as 10 publicações referentes a esta temática.

Sem comentários:

Enviar um comentário