"O bom leitor lê o que se escreve nas linhas, o pesquisador, as entrelinhas."
Flanklever

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Reflexão- Iluminação

Caros leitores,
Fonte:http://letstwist.blogs.sapo.pt/1924.html
Como podem ver ao longo das publicações que tenho vindo a realizar vou abordando várias temáticas. Estas temáticas são todas aquelas que são abordadas ao longo das auditorias. Desta vez a temática abordada foi a iluminação nos locais de trabalho.
         A iluminação é uma influente muito grande no que diz respeito a um bom desempenho laboral. Por vezes os trabalhadores não têm noção disso, desprezando a iluminação como influência da origem de algumas patologias. Nós enquanto Técnicos de Higiene e Segurança no Trabalho tentamos sensibilizar os nossos clientes, para que eles adotem medidas com o sentido de melhorar o bem-estar dos seus trabalhadores. Algumas medidas simples que se pode indicar são a mudança da disposição das secretárias, de forma a combater os reflexos nos ecrãs dos computadores. Existem casos em que a iluminação é insuficiente, quando isso acontece pode-se adotar dois tipos de medidas, troca-se a luminária ou altera-se a parte elétrica do espaço mas este tipo de medidas implica custos elevados e os clientes por vezes recusam-se devido à sua situação económica.
A forma mais fácil e mais económica são adquirir candeeiros para reforçar a iluminação já existente, não elimina os riscos mas diminui-os.
Mais uma vez o nosso papel passa por informar e alertar os clientes, de forma a mudarem hábitos com o intuito de melhorar a saúde e bem-estar dos trabalhadores.

Sem comentários:

Enviar um comentário