"O bom leitor lê o que se escreve nas linhas, o pesquisador, as entrelinhas."
Flanklever

terça-feira, 22 de maio de 2012

Reflexão- Equipamentos de Proteção Individual

Caros leitores no seguimento das duas últimas publicações onde a temática debatida foi Equipamento de proteção individual, achei importante fazer um “apanhado” geral da importância que estes têm no contexto laboral.
Como puderam ver dependendo do tipo de trabalho que se está a realizar deve-se adquirir o Equipamento de Proteção Individual mais adequado de modo a combater os riscos que podem advir da atividade.
Durante as auditorias temos que ter especial atenção ao tipo de atividades que estão a ser realizadas, da forma como estas estão a ser processadas e quais os equipamentos de proteção individual que estão a ser utilizados. Muitas das vezes os EPI’s existem no ambiente laboral mas o trabalhador não os utiliza por sua própria vontade, ou porque não se adapta por não ser o mais adequado, por exemplo ao seu tamanho, ou então porque não está sensibilizado para a sua utilização, os benefícios e as consequências da sua utilização e da sua não utilização respetivamente. Existem também situações em que a entidade patronal não disponibiliza os EPI’s fazendo com que os trabalhadores não possuam meios para os alcançar. Uma outra questão que temos que ter atenção é a sinalização sobre esta temática, se está bem colocada de acordo com o tipo de trabalho e se os trabalhadores fazem a sua correta interpretação.
Dependendo da situação com que nós Técnicos de Higiene e Segurança no Trabalho nos deparamos temos que realizar uma abordagem diferente, com um objetivo em comum a utilização dos EPI’s de modo a diminuir a exposição os riscos existentes.

Deixo aqui um resumo das ideias principais a reter sobre EPI’s:
·         Os equipamentos de proteção individual devem utilizar-se apenas quando não for possível eliminar o risco e depois de aplicar as medidas de proteção coletiva adequadas.
·         A entrega dos EPI’s é da responsabilidade do empresário.
·         O trabalhador deve utilizar os EPI’s sempre e a todo o momento, enquanto o risco persistir.
·         Não o deve retirar nem que seja por um instante.
·         Os EPI’s devem ser mantidos em boas condições de utilização. Esta tarefa é da responsabilidade do trabalhador. No caso de detetar anomalias deve solicitar a sua substituição imediata. Nunca utilize EPI's deteriorados.
·         Alguns EPI requerem formação específica para a sua utilização correta e segura.
Utilização de EPI's corretamente diminui a exposição aos riscos laborais aumentando a segurança e saúde dos trabalhadores!

Sem comentários:

Enviar um comentário