"O bom leitor lê o que se escreve nas linhas, o pesquisador, as entrelinhas."
Flanklever

terça-feira, 8 de maio de 2012

Escolha certa- Extintores

Escolha do Agente Extintor
Uma vez conhecidos os materiais combustíveis existentes nos diferentes locais a proteger, o agente extintor deve ser o apropriado para os tipos de fogo em causa. Assim, os fogos são geralmente classificados em “Classes de Fogo”:
Classes de Fogos
Existem extintores de vários tipos e capacidades e que utilizam diversos tipos de agentes extintores de acordo com a classe de fogo em que se enquadram os materiais combustíveis. Os fogos classificam-se em cinco classes, A, B, C, D e E, consoante o tipo de materiais de natureza combustível envolvidos no processo. Esta classificação servirá para selecionar o tipo de extintor de incêndio mais adequado a cada situação. Assim:
·         Fogos de Classe A
Fogos que resultam da combustão de materiais sólidos de natureza orgânica, normalmente com formação de “brasas”. Exemplos: madeiras, plásticos, papel, cartão, tecidos, etc. Para este tipo de fogos são adequados os seguintes tipos de agentes extintores: água, água com aditivos, água finalmente pulverizada ou em “nuvem”; pó químico seco do tipo ABC, espuma, dióxido de carbono (pouco eficaz) e agentes halogenados.
·         Fogos de Classe B
Fogos que resultam da combustão de materiais sólidos liquidificáveis ou líquidos combustíveis. Exemplos: óleos, petróleo, gasóleo, gasolina, éter, álcool, verniz, acetona, solventes, tintas, lubrificantes, massas lubrificantes, ceras, etc. Para este tipo de fogos são adequados os seguintes tipos de agentes extintores: água com aditivos e água em nuvem em alguns casos; pó químico seco do tipo ABC, pó químico seco do tipo BC, espuma, dióxido de carbono e agentes halogenados.
·         Fogos de Classe C
Fogos que resultam da combustão de gases como o metano, gás natural, propano, butano, etano, acetileno, etc.. Para este tipo de fogos são adequados os seguintes tipos de agentes extintores: pó químico seco do tipo ABC, pó químico seco do tipo BC, dióxido de carbono e gases inertes.
·         Fogos de Classe D
Incêndio que resultam da combustão de metais alcalinos como o magnésio, pó de alumínio, sódio, urânio, titânio, etc. Para este tipo de fogos é adequado o agente extintor específico (geralmente um pó químico) para cada caso.
·         Fogos de Classe E
Incêndios em equipamento elétrico sob tensão. Para este tipo de fogos são adequados os seguintes tipos de agentes extintores: dióxido de carbono e outros tipos de gases inertes.

(Fonte:http://www.allianz.pt/drvg06/AZP%20Portal%20Allianz/Empresas/Consultores%20de%20Risco/Home%20Consultores%20de%20Risco/Ficheiros/Extintores%20Port%C3%A1teis%20de%20Inc%C3%AAndio.pdf)



Localização dos Extintores

Após a escolha do extintor que satisfaça eficazmente a proteção do local pretendido passa-se à sua colocação e distribuição. Os extintores devem estar em locais acessíveis e visíveis, sinalizados segundo as normas portuguesas aplicáveis. Devem estar localizados nas áreas de trabalho e ao longo dos percursos normais, incluindo saídas. Os acessos aos extintores não devem estar obstruídos e estes não devem estar ocultos.
Em grandes compartimentos ou em certos locais, quando a obstrução visual não possa ser evitada, devem existir meios suplementares que indiquem a sua localização. Os extintores colocados em locais em que possam sofrer danos físicos ou à intempérie devem ser protegidos em caixas.
Concisamente os aspetos que se deve ter em conta são de acordo com o n.º3 do artigo 163º da secção I do capítulo V da Portaria n.º 1532/2008 de 29 de Dezembro:
Os extintores devem estar colocados para que o seu manípulo permaneça a uma altura não superior a 1,20 m do pavimento e sinalizados com placa fotoluminescente e bem visíveis.
Placa fotoluminescente com indicação do tipo de extintor e materiais a que se destina. Esta deverá ser colocada entre 1,30 m e 1,40 m do pavimento (por cima do manípulo do extintor).
Placa fotoluminescente de sinalização de extintor colocada em todos os extintores, a uma altura aproximada de 2,00 m do pavimento.
 Imagem 1- Colocação correta de um extintor

  Reflexão

É importante ter conhecimento de todos os aspetos que estão relacionados com os extintores, visto que em caso de emergência é preciso agir rápido. Das auditorias que já tive o prazer de realizar as inconformidades mais frequentes são extintores fora do prazo de validade, indevidamente sinalizados, zona de acesso obstruída e se encontrarem muito altos ou muito baixos.
 É essencial consciencializar os proprietários dos estabelecimentos, para que estes adquiram os conhecimentos essenciais para agir em caso de emergência, porque não é só ter os equipamentos é preciso saber para que servem e como os podemos utilizar.

Webgrafia:
·         Pronaci. Higiene e Segurança no Trabalho, Ficha Técnica PRONACI,  edição de 2002. Disponível em http://pme.aeportugal.pt/Aplicacoes/Documentos/Uploads/2004-10-15_16-45-18_Logistica.pdf. Acedido a 7 de Maio de 2012.

2 comentários:

  1. Prezado (a), Classe C de incêndio compreende a equipamentos elétricos energizados! Gases inflamáveis são tratados dentro da classe B, porem com atuação distinta e pontual.
    Celso Denis de Lima
    Tec.Seg. Trabalho.

    ResponderEliminar
  2. Tá errado isso ai amigão, corrija essa informação referente a classe C.

    ResponderEliminar