"O bom leitor lê o que se escreve nas linhas, o pesquisador, as entrelinhas."
Flanklever

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Finalizar a Segurança Alimentar


(Fonte:http://pessacouto.blogspot.pt/2011/02/seguranca-alimentar-sabes-o-que-e.html)
Caros Leitores,
Como referi logo no início das publicações o estágio é composto por duas áreas diferentes, Segurança Alimentar e Segurança e Higiene no Trabalho. Comecei pela parte de Segurança Alimentar onde tive grandes experiências profissionais.
No decorrer desta caminhada tive oportunidade de realizar várias auditorias, o intuito com que nos dirigíamos a cada local era o mesmo, mas a forma como tudo era tratado era sempre diferente. Tive o prazer de contactar com diverso tipo de clientes, uns mais acessíveis e interessados,  já outros para eles a nossa presença incomodava-os e o nosso trabalho era dispensado. É bom, tudo isto, pode parecer estranho estar a dizer isto mas não é e passo a explicar o porquê, se tivesse contactado só com clientes interessados e acessíveis não iria ficar preparada para a realidade que me espera, tudo tem momentos bons e outros menos bons.
            No decorrer destas semanas ao visitar os diversos locais foram encontradas várias inconformidades, de uma forma geral por mais diversas que fossem a tipologia dos estabelecimentos as anomalias foram quase sempre as mesmas.

Principais anomalias encontradas:
·         Os processos de receção dos géneros alimentícios não são respeitados;
·         Embalagens de produtos assentes diretamente no pavimento;
·         Junção dos produtos alimentares com os produtos não alimentares;
·         Incorreta armazenagem e falta de identificação dos géneros alimentícios;
·         Não há registos das temperaturas das unidades de frio;
·         Incorreta armazenagem e identificação dos géneros alimentícios nas unidades de frio;
·          Não há registos de qualidade obrigatórios preenchidos;
·         Falta de implementação de um sistema contínuo e separação efetiva das várias atividades existentes;
·         Falta de controlo dos óleos utilizados nas frituras;
·         Plano de higienização não é cumprido;
·         Falta de cacifos individuais e devidamente identificados para os diversos trabalhadores. 

Perante as anomalias anteriormente referidas e as restantes que se verificaram com menos frequência, foram dadas no momento recomendações aos clientes de forma superficial para estes terem uma visão das medidas que poderiam adotar para melhorar os serviços prestados, por fim foram realizados todos os relatórios e entregues aos proprietários onde vem descrito o que está em inconformidade e as medidas a tomar de uma forma pormenorizada.
Os principais motivos dados pelos clientes para não implementarem as medidas e combaterem as anomalias encontradas são principalmente a falta de tempo e as condições económicas.
Segurança Alimentar sempre foi uma área que me fascinou desde que entrei no curso, talvez porque foi a área com que tivemos sempre contacto e com este estágio reforçou mais o gosto.
Agradeço desde já a todos os profissionais da K-med que me ajudaram nesta área da Segurança Alimentar, espero que muito em breve possa voltar a ter contacto com esta realidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário