"O bom leitor lê o que se escreve nas linhas, o pesquisador, as entrelinhas."
Flanklever

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Ergonomia

Fonte:http://somentequalidade.wordpress.com/2012/04/25/o-que-e-ergonomia/

Ao consultar um dicionário, podemos encontrar como definição de “ergonomia”: “Conjunto dos estudos que têm por objeto a organização do trabalho em função do fim proposto e das condições de adaptação do homem ao seu trabalho”.
Sendo uma palavra de origem grega (formada pela aglutinação de elementos com o significado de “trabalho” e de “leis / conhecimento”), “ergonomia” corresponde hoje a uma ciência que analisa a relação homem-máquina e que tem evoluído, ao longo do tempo. Numa fase inicial, centrava-se mais no aperfeiçoamento das máquinas, às quais o trabalhador se tinha de adaptar. Seguiu-se a fase em que o Homem era o centro da atenção, devendo as máquinas adaptar-se às características do Homem. Por fim chegou-se à fase atual, em que o Homem e as máquinas são analisados de uma forma global. A ergonomia é, atualmente, um método científico que estuda a interligação do Homem com a sua atividade profissional, tendo em vista aplicar esses conhecimentos na conceção de melhores meios de trabalho na realidade futura.

Presentemente, procura-se analisar a forma como o Homem interage, em termos físicos, mentais e sociais, com o que o rodeia numa situação real de trabalho. São várias as vertentes que são objeto de estudo, das quais se podem destacar: dados antropométricos e biomecânicos e análise das medidas dos vários segmentos corporais, altura, peso, amplitude dos movimentos articulares, de modo a evitar a adoção de posturas inadequadas; níveis máximos admissíveis a que o organismo humano pode estar exposto, de modo a estabelecer os meios de proteção individual e coletiva que melhor se adaptem aos vários casos; influência dos horários de trabalho sobre a saúde; e análise dos problemas da visão e da sua ligação com equipamentos de sinalização e/ou medição.
No que se refere à postura exigida numa determinada atividade profissional, esta vai ser influenciada por vários fatores relacionados com diferentes aspetos, nomeadamente:
- Espaço: disposição dos equipamentos e dos materiais a trabalhar e o espaço de movimentação do trabalhador;
- Visão: grau de precisão visual e de pormenor do trabalho a realizar e a sua relação com as condições de iluminação e com a localização do plano em que o trabalho se realiza;
- Precisão gestual: precisão de gestos necessários à realização do trabalho e a sua interação com outras partes do corpo não diretamente envolvidas na tarefa;
- Força: peso das ferramentas, utensílios ou de materiais a deslocar para realização do trabalho, resistência do equipamento a utilizar, nível e direção das forças a exercer.
Para que um trabalhador tenha uma postura correta, é necessário que não seja forçado à adoção de posições que o façam sentir constrangido e lhe provoquem uma sensação corporal desagradável.
Como consequências de uma postura inadequada no local de trabalho, podemos referir sensações de desconforto ou stress postural, que podem ser responsáveis por erros e distrações, provocando frequentemente a diminuição da qualidade de trabalho e a ocorrência de acidentes. Uma postura inadequada pode ainda provocar lesões graves ou outros problemas na parte muscular ou óssea do trabalhador, afetando a saúde do mesmo. Um trabalho que obrigue à contração contínua de músculos para manter uma determinada postura irá introduzir problemas a nível da musculatura, que não está preparada para suportar uma carga estática prolongada. Em todos estes casos, o resultado traduz-se quase sempre pela diminuição do desempenho e da produtividade do trabalhador e pelo aumento do absentismo, sendo frequentemente necessária a intervenção médica e o tratamento do trabalhador.
Como exemplos de posturas adequadas para um trabalhador nas posições de sentado e de pé, podemos observar os desenhos seguintes.

Imagem 2- Posturas corretas de pé e sentado respetivamente
Fonte: http://manutanblog.blogspot.pt/2011/09/o-que-e-ergonomia.html

De maneira geral, os domínios de especialização da ergonomia são:
* Ergonomia física: está relacionada com as características da anatomia humana, antropometria, fisiologia e biomecânica em sua relação à atividade física. Os tópicos relevantes incluem o estudo da postura no trabalho, manuseio de materiais, movimentos repetitivos, distúrbios músculo-esqueletais relacionados ao trabalho, projeto de posto de trabalho, segurança e saúde.
* Ergonomia cognitiva: referem-se aos processos mentais, tais como perceção, memória, raciocínio e resposta motora conforme afetem as interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema. Os tópicos relevantes incluem o estudo da carga mental de trabalho, tomada de decisão, desempenho especializado, interação homem computador, stress e treinamento conforme esses se relacionem a projetos envolvendo seres humanos e sistemas.
* Ergonomia organizacional: concerne à otimização dos sistemas sócio técnicos, incluindo suas estruturas organizacionais, políticas e de processos. Os tópicos relevantes incluem comunicações, gerenciamento de recursos de tripulações (CRM – domínio aeronáutico), projeto de trabalho, organização temporal do trabalho, trabalho em grupo, projeto participativo, novos paradigmas do trabalho, trabalho cooperativo, cultura organizacional, organizações em rede, tele-trabalho e gestão da qualidade.
O que é Ginástica laboral?
Imagem 1- Exercícios práticos e rápidos
Fonte:http://cinesioterapiaucb.blogspot.pt/2011/09/ginastica-laboral.html

Ginástica Laboral é a prática de exercícios físicos, realizada coletivamente, durante a jornada de trabalho, prescrito de acordo com a função exercida pelo trabalhador, tendo como finalidade à prevenção de doenças ocupacionais, promovendo o bem- estar individual por intermédio da consciência corporal.

Imagem  2- Doze exercicios práticos
Fonte: http://personaltrainnerelisandria.blogspot.pt/2011/11/o-que-e-ginastica-laboral-e-quais-seus.html
Quais são os benefícios da Ginástica Laboral?
A ginástica laboral pode contribuir para diminuir o número de afastamentos nas empresas, pois ajuda a reduzir a incidência de doenças ocupacionais. Além dos benefícios físicos, a prática voluntária da ginástica laboral proporciona ganhos psicológicos, diminuição do estresse, aumento no poder de concentração, motivação, moral e consequentemente pode aumentar a produtividade dos funcionários.
Imagem 3- Alguns exercícios de alongamento a serem feitos nos intervalos do trabalho Fonte: http://personaltrainnerelisandria.blogspot.pt/2011/11/o-que-e-ginastica-laboral-e-quais-seus.html

Produtos Ergonómicos
Abaixo são mostrados alguns produtos relacionados à Ergonomia e Saúde Ocupacional. Nenhum deles é comercializado neste site, todos eles são mostrados aqui apenas para efeito de conhecimento dos produtos ergonômicos existentes no mercado.

Produto
Descrição
Foto ilustrativa
Apoio para antebraço
Produto destinado a servir como apoio para o antebraço, proporcionando descanso e conforto ao usuário.

Apoio para os pés
Produto recomendado como apoio para os pés. Proporciona ao usuário descanso dos membros inferiores.

Apoio para teclados
Produto recomendado para o apoio do punho no uso do teclado.

Balancim
Produto utilizado para suportar o peso de ferramentas manuais, como por exemplo lixadeiras, fazendo com que elas fiquem "flutuando" no local desejado.

Banco semi-sentado
Produto destinado a postos de trabalho em que há necessidade de se manter em pé, apresenta regulação de altura e inclinação frontal.

Braço ergonômico para monitor
Braço ergonômico para ajuste da posição do monitor. Ao ajustar a posição, altura e inclinação do monitor, o usuário terá um maior conforto e mais espaço livre em seu local de trabalho

Cadeira
Cadeira Ergonômica giratória 360 graus, o assento com bordas arredondadas proporciona alivio e conforto por não pressionar a parte inferior das coxas promovendo facilidade na irrigação sanguínea dos membros inferiores, regulação de altura, braços com ajuste de altura e com angulador de apoio para direita/esquerda, afastador lateral para ampliação de distanciamento em relação do assento, encosto anatômico, regulação de inclinação do assento e encosto.

Mouse Pad
Produto recomendado para o apoio do punho durante a utilização do mouse.

Protetor de tela
Tela anti-reflexiva para minimizar os malefícios da luminosidade e reflexo

Suporte para monitor
Produto recomendado como suporte destinado a corrigir a altura do monitor de computador.

Suporte para Notebook
Produto recomendado para apoio do notebook com a função de corrigir a postura inadequada do usuário que utiliza o notebook diretamente sobre a mesa. O usuário deve adequar um teclado e um mouse independente. O produto pode ainda ser utilizado como suporte para monitor e possui regulação de altura.

Suporte para CPU
Produto recomendado como suporte para CPU. Com este equipamento a CPU pode ser colocada no local desejado e no espaço adequado, podendo ser conduzida através das rodinhas.

Suporte para texto
Produto recomendado como suporte de textos. Facilita a leitura do documento, evitando assim lesões no pescoço e reflexos no papel através da inclinação.

Talha
Equipamento utilizado para içamento de cargas. Pode ser manual, como na foto ao lado, ou elétrica.

Tapetes ergonômicos
Indicado para locais em que é necessário trabalhar em pé, o estrado contra estresse proporciona conforto e segurança, formando uma barreira macia entre o piso duro e os pés. Ativa a circulação sanguínea dos membros inferiores, reduzindo a fadiga, dores nas pernas, tornozelos, joelhos e coluna. Também reduz o impacto nas articulações, estimulando maior atenção e consequente produtividade.





Webgrafia:
·         Portal Ergonomia no Trabalho. Produtos Ergonómicos. Disponível em http://www.ergonomianotrabalho.com.br/. Acedido a 27 de Maio de 2012.
·         Gestão da Produção Cerâmica. Introdução à Ergonomia. Disponível em  http://www.cencal.pt/pt/livro/Cap3-Ergonomia.pdf . Acedido a 27 de Maio de 2012.
·         Ergonomia no posto de trabalho. Disponível em  http://www.dashofer.pt/saude_e_seguranca/artigos/ergonomia_no_posto_de_trabalho . Acedido a 27 de Maio de 2012.

Sem comentários:

Enviar um comentário