"O bom leitor lê o que se escreve nas linhas, o pesquisador, as entrelinhas."
Flanklever

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Combater Stresse Laboral


Fonte:
O stresse relacionado com o trabalho é um dos maiores desafios para a saúde e a segurança na Europa. Quase um em cada quatro trabalhadores é afetado pelo stresse, havendo estudos que o apontam como responsável por entre 50% a 60% dos dias de trabalho perdidos. Ora, isto representa um custo enorme tanto em termos de sofrimento humano como de deficiente desempenho económico.
O stresse no trabalho pode afetar qualquer pessoa, a qualquer nível. Pode ocorrer em qualquer sector, independentemente da dimensão da organização. O stresse afeta a saúde e a segurança das pessoas, mas também a saúde das organizações e das economias nacionais.
O stresse é o segundo problema de saúde relacionado com o trabalho mais notificado, afetando 22% dos trabalhadores da UE 27 (em 2005). O número de pessoas que sofrem de doenças relacionadas com o stresse causado ou agravado pelo trabalho tende a aumentar. O mundo do trabalho em mutação exige cada vez mais dos trabalhadores, devido à racionalização das empresas e à externalização do trabalho, à maior necessidade de flexibilidade em termos de funções e competências, ao crescente recurso a contratos a termo certo, à crescente precariedade de emprego e à intensificação do trabalho (com maior carga de trabalho e maior pressão) e a um deficiente equilíbrio entre vida profissional e pessoal.
O stresse pode levar as pessoas a adoecer e a sentirem-se profundamente infelizes, tanto no trabalho como em casa. Pode igualmente comprometer a segurança no trabalho e contribuir para outros problemas de saúde relacionados com o trabalho, como as lesões músculo-esqueléticas. Acresce que o stresse afeta significativamente as bases de uma organização.
A redução do stresse relacionado com o trabalho e dos riscos psicossociais constitui um imperativo não só moral como jurídico. É igualmente muito importante para as empresas. Em 2002, o custo económico do stresse relacionado com o trabalho na UE-15 foi estimado em 20 000 milhões de euros.
Deixo-vos aqui um artigo da Agência Europeia para a Segurança e a Saúde no Trabalho que aborda a Previsão dos peritos sobre os riscos psicossociais emergentes relacionados com a segurança e saúde no trabalho (SST).
 Clique sobre a imagem à sua direita para ver o artigo na sua totalidade.



Webgrafia:

· Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho. “Stresse”. Disponível em http://osha.europa.eu/pt/topics/stress/index_html. Acedido em 02 de Maio de 2012.

Sem comentários:

Enviar um comentário