"O bom leitor lê o que se escreve nas linhas, o pesquisador, as entrelinhas."
Flanklever

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Reflexão- Sinalização de Emergência/Salvamento

            Como já referi anteriormente a sinalização de emergência tem um papel fundamental na saúde e segurança de todos, sendo assim essencial um controlo sobre esta.
Durante estas semanas tenho realizado diversas auditorias juntamente com a Dr.ª Paula Coxixo e a Eng.ª Joana Peres, um dos aspetos que temos sempre de dar especial atenção é a sinalização. Os problemas que estão relacionados com a sinalização é a ausência dela ou por outro lado a má colocação da mesma. Estas problemática faz com que em caso de emergência as pessoas não tenham conhecimento como devem agir, podendo meter em causa a sua própria segurança, em casos graves podendo mesmo provocar a morte.
A sinalização de emergência/salvamento deve cumprir determinados requisitos, como atrair a atenção, dar a conhecer a mensagem de uma forma rápida e inteligível, ser clara e de interpretação única, informar sobre a conduta a sair e ser “real” ou seja deve existir a possibilidade real de cumprir aquilo que que está indicado.
            É importante a existência de sinalização fotoluminescente, uma vez que esta permite visibilidade, caso a luz falte por algum motivo em caso de emergência esta indica o caminho a seguir desde que esta esteja bem colocada.
            Nos casos em que a sinalização de emergência/salvamento está mal colocada ou mesmo não exista o nosso papel passa por informar o cliente do que deve fazer para mudar essa realidade no sentido de melhorar a atuação em caso de emergência.
            Em geral é muito escassas as vezes em que encontramos um estabelecimento que possua toda a sinalização conforme a lei, devido a custos, falta de informação, entre outros aspetos. De qualquer forma é importante sensibilizar e alertar os clientes de modo a proteger a saúde e segurança de todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário