"O bom leitor lê o que se escreve nas linhas, o pesquisador, as entrelinhas."
Flanklever

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Sinais Acústicos/ Obstáculos e locais perigosos/ Luminosos

Sinais Acústicos

Os sinais acústicos de segurança devem ter um nível sonoro nitidamente superior ao do ruído ambiente, sem ser excessivo ou doloroso.
Os sinais acústicos de segurança devem ser facilmente reconhecíveis, e diferenciáveis de outros sinais acústicos e ruídos ambientais.
O som de um sinal de evacuação deve ser sempre contínuo e estável em frequências.

Contínuos
Intermitentes
(indicam maior perigo)
(normalmente associados a situações de alarme ou evacuação)

Sinalização de Obstáculos e Locais Perigosos

Todos os obstáculos ou locais perigosos que tenham potencial para causar acidente devem estar convenientemente sinalizados por dispositivos adequados. A sinalização de obstáculos e locais permanentemente perigosos, tais como degraus de escadas, buracos no pavimento ou locais que apresentem um risco de choque, quedas ou passos em falso de pessoas ou ainda um risco de queda de materiais deverá ser feita com a ajuda de faixas preto/amarelo ou então vermelho/branco.


A sinalização referida deve ser feita tendo em conta as dimensões do obstáculo ou do local perigoso.
 
Sinalização Luminosa

  Os sinais luminosos: destinados a chamar a atenção para acontecimentos perigosos, a chamar pessoas para uma ação específica ou a facilitar a evacuação de emergência de pessoas.

- A luz emitida por um sinal luminoso de segurança deve garantir um contraste não excessivo nem insuficiente, tendo em vista as suas condições de utilização.

- A superfície luminosa de um sinal de segurança pode ser de uma cor uniforme que respeite os significados das cores previstas para os vários tipos de sinais.

- Deve utilizar-se um sinal luminoso intermitente, em vez de um sinal luminoso contínuo, para indicar um mais elevado grau de perigo ou de urgência.

- A duração e a frequência das emissões de luz em sinais luminosos de segurança intermitentes devem ser estabelecidas de forma a garantir uma boa perceção da mensagem e que o sinal não possa ser confundido com outros, intermitentes ou contínuos.

- Um sinal luminoso pode substituir ou complementar um sinal acústico de segurança, desde que utilize o mesmo código de sinal.

- Os dispositivos de emissão de sinais luminosos de segurança, cuja utilização corresponde a situações de grande perigo, devem ser objeto de manutenção cuidada e estar munidos de uma lâmpada alternativa, que possa arrancar em caso de falha do sistema de alimentação principal.


Sem comentários:

Enviar um comentário