(Fonte:http://pessacouto.blogspot.pt/2011/02/seguranca-alimentar-sabes-o-que-e.html) |
Caros Leitores,
Como
referi logo no início das publicações o estágio é composto por duas áreas
diferentes, Segurança Alimentar e Segurança e Higiene no Trabalho. Comecei pela
parte de Segurança Alimentar onde tive grandes experiências profissionais.
No
decorrer desta caminhada tive oportunidade de realizar várias auditorias, o
intuito com que nos dirigíamos a cada local era o mesmo, mas a forma como tudo
era tratado era sempre diferente. Tive o prazer de contactar com diverso tipo
de clientes, uns mais acessíveis e interessados, já outros para eles a nossa presença
incomodava-os e o nosso trabalho era dispensado. É bom, tudo isto, pode parecer
estranho estar a dizer isto mas não é e passo a explicar o porquê, se tivesse
contactado só com clientes interessados e acessíveis não iria ficar preparada
para a realidade que me espera, tudo tem momentos bons e outros menos bons.
No decorrer destas semanas ao
visitar os diversos locais foram encontradas várias inconformidades, de uma
forma geral por mais diversas que fossem a tipologia dos estabelecimentos as
anomalias foram quase sempre as mesmas.
Principais anomalias encontradas:
·
Os processos de receção dos géneros alimentícios
não são respeitados;
·
Embalagens de produtos assentes diretamente
no pavimento;
·
Junção dos produtos alimentares com os
produtos não alimentares;
·
Incorreta armazenagem e falta de
identificação dos géneros alimentícios;
·
Não há registos das temperaturas das unidades
de frio;
·
Incorreta armazenagem e identificação dos
géneros alimentícios nas unidades de frio;
·
Não há
registos de qualidade obrigatórios preenchidos;
·
Falta de implementação de um sistema contínuo
e separação efetiva das várias atividades existentes;
·
Falta de controlo dos óleos utilizados nas
frituras;
·
Plano de higienização não é cumprido;
·
Falta de cacifos individuais e devidamente
identificados para os diversos trabalhadores.
Perante
as anomalias anteriormente referidas e as restantes que se verificaram com
menos frequência, foram dadas no momento recomendações aos clientes de forma superficial
para estes terem uma visão das medidas que poderiam adotar para melhorar os
serviços prestados, por fim foram realizados todos os relatórios e entregues
aos proprietários onde vem descrito o que está em inconformidade e as medidas a
tomar de uma forma pormenorizada.
Os
principais motivos dados pelos clientes para não implementarem as medidas e combaterem
as anomalias encontradas são principalmente a falta de tempo e as condições económicas.
Segurança
Alimentar sempre foi uma área que me fascinou desde que entrei no curso, talvez
porque foi a área com que tivemos sempre contacto e com este estágio reforçou
mais o gosto.
Agradeço desde já
a todos os profissionais da K-med que me ajudaram nesta área da Segurança
Alimentar, espero que muito em breve possa voltar a ter contacto com esta realidade.
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