"O bom leitor lê o que se escreve nas linhas, o pesquisador, as entrelinhas."
Flanklever

sábado, 28 de abril de 2012

Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho

Hoje celebra-se o Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho e como esta semana comecei o estágio na parte de Higiene e Segurança no Trabalho juntou-se o “útil ao agradável” como se costuma dizer.
Esta é uma data que pretende envolver e chamar a atenção dos empregadores e dos trabalhadores para a prevenção dos acidentes de trabalho e das doenças profissionais.
Esta efeméride está associada ao Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho promovido em todo o Mundo pela Organização Internacional do Trabalho.
A primeira cerimónia teve lugar em Nova Iorque, na Organização das Nações Unidas, onde foi aceso um memorial para recordar todos aqueles que perderam a vida enquanto trabalhavam ou adquiriram doenças relacionadas com a sua atividade profissional. Com esta primeira Jornada de Luto, estava consagrado o Dia Internacional de Luto pelas Vítimas de Acidentes de Trabalho e Doenças Profissionais.
A data foi escolhida para coincidir com as Jornadas Nacionais de Luto do 28 de Abril, previamente adotadas pelo Congresso Canadiano do Trabalho.
Em 2001 esta comemoração foi reconhecida e apoiada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e, atualmente, é celebrada oficialmente em inúmeros países.
Em Portugal, o dia 28 de Abril foi instituído como o Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho, por Resolução da Assembleia da República n.º 44/2001.

Resolução da Assembleia da República n.º 44/2001

Institui o Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho
A Assembleia da República resolve, nos termos do n.º 5 do artigo 166.º da Constituição, o seguinte:
1.    Instituir o dia 28 de Abril como o Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho.
2.    Recomendar ao Governo, no âmbito das comemorações deste Dia Nacional, a realização de uma campanha de informação, formação e prevenção com o objetivo de reduzir os acidentes de trabalho.
3.    Recomendar ao Governo a apresentação anual, à Assembleia da República, dos dados disponíveis relativos à sinistralidade laboral, bem como a informação das medidas tomadas e ações realizadas no decurso do ano, assim como as previstas para o ano seguinte, na área da prevenção e segurança no trabalho, e ainda todos os relatórios elaborados pelo Conselho Nacional de Higiene e Segurança no Trabalho.

Factos:

▪ Ocorre 1 acidente de trabalho em cada 5 segundos, na EU;
▪ Morre 1 trabalhador a cada 2 horas, vítima de acidente de trabalho;
▪ 4,7 Milhões de acidentes de trabalho resultaram em baixas médicas superiores a três dias;
▪ Estima-se que, contabilizados os acidentes de trabalho que resultam na ausência de baixa médica ou em baixas inferiores a três dias, o número total seja de 7,6 milhões;
▪ A exposição ao risco é influenciada quer pela experiência de trabalho quer pela idade dos trabalhadores; a incidência de acidentes de trabalho é cerca de 50% superior entre trabalhadores com idades entre os 18-24 anos;
▪ Os acidentes de trabalho mortais são mais frequentes em trabalhadores com idades entre os 55-64 anos;
▪ A incidência de acidentes de trabalho é superior nas pequenas empresas;
▪ Os trabalhadores noturnos e os que estão sujeitos a turnos laborais têm uma incidência 50 a 70% superior de acidentes de trabalho;
▪ Entre as 00h00 e as 06h00, cerca de 2,6 acidentes em 1000 são fatais;
▪ 62% dos trabalhadores europeus nunca usam equipamento de proteção individual (EPI’s); 25% usam-no cerca de metade ou mais do horário normal de trabalho
[Dados retirados do “Retrato Estatístico sobre Trabalho e Segurança na União Europeia 1994-2002” ]
A higiene e a segurança são duas atividades que estão intimamente relacionadas com o objetivo de garantir condições de trabalho capazes de manter um nível de saúde dos colaboradores e trabalhadores de uma Empresa.
Segundo a O.M.S.- Organização Mundial de Saúde, a verificação de condições de Higiene e Segurança consiste "num estado de bem-estar físico, mental e social e não somente a ausência de doença e enfermidade ".
A higiene do trabalho propõe-se combater, dum ponto de vista não médico, as doenças profissionais, identificando os fatores que podem afetar o ambiente do trabalho e o trabalhador, visando eliminar ou reduzir os riscos profissionais (condições inseguras de trabalho que podem afetar a saúde, segurança e bem estar do trabalhador).
A segurança do trabalho propõe-se combater, também dum ponto de vista não médico, os acidentes de trabalho, quer eliminando as condições inseguras do ambiente, quer educando os trabalhadores a utilizarem medidas preventivas.
Para além disso, as condições de segurança, higiene e saúde no trabalho constituem o fundamento material de qualquer programa de prevenção de riscos profissionais e contribuem, na empresa, para o aumento da:
·         Segurança: Estudo, avaliação e controlo dos riscos de operação;
·         Higiene: Identificar e controlar as condições de trabalho que possam prejudicar a saúde do trabalhador;
·         Doença Profissional: Doença em que o trabalho é determinante para o seu aparecimento.

NÃO QUEIRA PERTENCER ÀS ESTATÍSTICAS.

LEMBRE-SE HOJE E NÃO ESQUEÇA AMANHA... NEM NUNCA.

O MAIS IMPORTANTE PARA SI, É... VOCÊ !!!

TRABALHE DE UMA FORMA SEGURA!


Sem comentários:

Enviar um comentário