"O bom leitor lê o que se escreve nas linhas, o pesquisador, as entrelinhas."
Flanklever

domingo, 3 de junho de 2012

Reflexão Final





      
   Chega assim ao fim mais um dos grandes desafios do curso de Saúde Ambiental. O fim de uma etapa deixa sempre saudade, mas tem de se seguir em frente.
            Foram três meses que passaram muito depressa e como se costuma dizer só passa rápido quando os momentos são bem vividos, como foi o caso.
            Quando escolhi esta empresa para realizar o estágio IV estava muito na expetativa como iria ser, além de ter conhecimento da experiência de colegas que estagiaram no ano anterior.
            Durante este espaço de tempo muitas foram as experiências vividas tanto a nível pessoal como profissional. Senti-me a integrar a equipa XXI em todos os momentos, o que facilitou muito a vivência nestes três meses. Todos os profissionais desta empresa me receberam muito bem e estiveram sempre dispostos para me ajudar em tudo o que necessitei.
            Já em estágios anteriores tinha realizado vistorias mas este estágio foi o mais completo. Primeiro porque tive a oportunidade de contatar com três áreas diferentes, Higiene e Segurança Alimentar, Higiene e Segurança no Trabalho e Formação e depois porque sendo uma empresa de prestação de serviços é necessário cumprir objetivos, o que faz com que o ritmo de trabalho seja mais veloz. Muitas eram as vistorias realizadas durante um dia, a diferentes tipos de estabelecimento, onde as problemáticas eram quase sempre as mesmas mas mesmo assim houve casos de exceção.
            Gostei muito de contatar com as três áreas, a área com que já tinha tido maior contato antes da realização deste estágio foi Higiene e Segurança Alimentar, daí ser a área que me transmitia uma maior confiança.
 A área de Segurança e Higiene no Trabalho era um pouco uma incógnita, porque ao longo do curso tive muita teórica nesta área mas prática tinha sido pouca. Foi uma área que me surpreendeu muito pela positiva, contactei com várias tipologias de estabelecimentos e com várias problemáticas, o que contribuiu muito para poder ficar com uma noção do que um Técnico de Higiene e Segurança no Trabalho precisa de ter em atenção na sua atividade laboral. Nesta área foi-nos dado a mim e ao meu colega um desafio, que consistia em elaborar o relatório da K-med XXI. Tivemos que fazer um levantamento inicial, que consistia em ver as instalações e os riscos associados a cada espaço. Com a informação recolhida fizemos uma análise pormenorizada e elaborou-se o relatório final que abordava várias temáticas. Foi um desafio muito interessante porque dependia muito de nós, tínhamos a responsabilidade toda nas nossas mãos. Ajudou-me a compreender certos pormenores que estavam mais confusos, foi uma experiência muito enriquecedora.

A área da Formação foi uma das áreas que sempre me despertou algum interesse e finalmente tive a oportunidade de a exercer. Na área de Segurança Alimentar há uma parte que é a formação e quando estive nesta área muitas foram as formações que dei e gostei muito, permite-nos contactar de uma forma mais direta com o cliente.
Houve algumas dificuldades durante estes três meses, todas as fases no meu ver tem sempre de ter dificuldades e é a superação destas que nos fazem crescer. As dificuldades que senti por vezes foram desconhecimento de alguns termos mais técnicos e por vezes alguma insegurança.
Em geral correu tudo muito bem, saio deste estágio com a certeza que fiz a escolha certa relativamente à empresa em que estive inserida, tive oportunidade de crescer muito mesmo a nível profissional e pessoal.
Agradeço a todos os K-medianos pela oportunidade e apoio prestado durante o tempo em que permaneci na empresa, mas especialmente a toda a Gerência, à Drª. Paula Coxixo Taborda e ao Engenheiro Joel Antunes por se disponibilizarem para serem nossos tutores e nos acompanharem neste desafio.
Agradeço também aos técnicos que saíram comigo para campo, à Joana Peres, Sofia Farto, Nadine Mestre e Rui Polho, por toda a disponibilidade e preocupação demonstrada.
O departamento Técnico foi o departamento onde estive inserida, tendo assim também um papel fundamental no meu desempenho, à Tânia Mota, Daniela Gouveia, Mariana Raposo, Cláudia Margalha, Filipa Paias, Miguel Gouveia, Rodrigo Ferreira e ao Jorge Morgado o meu muito obrigado.
Agradeço também à professora Cidália Guia por todo o apoio prestado e as visitinhas que nos fez durante estes três meses, à professora Raquel Santos, ao professor Rogério Nunes, ao professor Manuel Albino, ao professor António Branco e aos restantantes que me ajudaram a crescer enquanto pessoa e profissional. 
Os meus amigos e família também foram essenciais nesta fase, mas agradeço especialmente ao Joel Ramos porque foi meu colega de estágio e teve comigo diariamente.
Concluo assim que foi uma ótima experiência e que levo uma bagagem recheada de aprendizagem e bons momentos!
Obrigado a todos! :)



Todos os fins são também (re)começos.
Mitch Albom

Sem comentários:

Enviar um comentário